Em matéria publicada, o Portal Metrópoles trouxe uma triste estatística que nos leva à reflexão de como devemos observar a aposentadoria dos policiais militares. Segundo o jornal, entres as categorias de servidores estaduais com direito à aposentadoria especial, a que mais chama a atenção é a dos PMs. Na média, 96% se aposentam antes de completar 50 anos de idade, é o que aponta o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Entre os policiais civis, essa parcela cai para 75%. É ainda menor entre professores: 64% do total deixam a sala de aula antes dessa idade.
Dois fatores básicos seriam responsáveis pela precocidade nas aposentadorias da PM, segundo os próprios integrantes. O primeiro é que a maioria trabalha nas ruas, no corpo a corpo diário com a violência, sem alternativa de migrar para um escritório quando ficam mais velhos.
A segunda razão é que há várias regras limitando a permanência. Cada estado tem uma regra para a aposentadoria na PM e ela costuma variar conforme a patente.
Entretanto, várias outras situações levam à aposentadoria precoce, como a pressão emocional, o desgaste físico, doenças, acidentes e ferimentos em combate.
Para ler a matéria completa, clique no link abaixo.
https://www.metropoles.com/brasil/96-dos-policiais-militares-se-aposentam-antes-dos-50-anos
Comments