Buscar
  • COPM-DF

Pequenas medidas que ajudam o seu Coração

Atualizado: 8 de Out de 2018

Celebrado em 29 de setembro, o Dia do Coração uma oportunidade importante para avaliar hábitos de vida saudável e prevenir doenças.


Por: AlexRaths / Getty Images

A adoção de simples medidas no comportamento podem ser primeira medida para evitar doenças cardiovasculares. Segundo o Dr. Marcelo Bertolami, diretor da área científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, são passos iniciais que podem impedir novos óbitos no Brasil, levando em consideração que problemas do coração são a primeira causa de óbitos no País (uma morte a cada 40 segundos)".


Veja quais são essas medidas:


Cigarro É fumante, então pare. O vício do cigarro pode ser um caminho sem volta. O tabagismo é um dos principais causadores de diversas doenças (podem ser até 50).


Peso, é bom controlar!  Estar com sobrepeso ou até obesidade pode acarretar no aparecimento de diversas enfermidades, como o diabetes, colesterol e a hipertensão, aumentando os riscos em relação a doenças do coração.


Alimentação e prática de atividades físicas  É preciso entender de fato o que está sendo consumido, o que pode ser adaptado e se não é o caso da procura de um especialista para apoio.


A prática de esportes vai ser uma ótima aliada no combate às doenças cardiovasculares, e a recomendação é separar 30 minutos para qualquer atividade física, em torno de 5 dias por semana.


Controle fatores de risco para evitar eventos cardiovasculares  O óbito em virtude de doenças cardiovasculares ocorre em consequência de alguns fatores de risco que, muitas vezes, não são bem observados pela população. Por exemplo, metade destas mortes poderia ter sido evitada caso o colesterol LDL - que é o colesterol ruim - dos pacientes fosse controlado.


Não se pode negligenciar as consequências de não se tratar questões que podem levar às complicações cardiovasculares. Para isso acompanhe os fatores que merecem atenção: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol elevado.


Quando o tratamento se faz necessário  A falta de controle do colesterol pode ser um dos principais fatores que leva às doenças cardiovasculares. Neste caso, quando o paciente não consegue controlar a enfermidade, por meio de hábitos de vida, se faz necessário o uso de tratamentos que facilitam o controle. Consulte um médico para identificar qual é o que mais vai se adequar ao seu caso.


Cuide-se!! Você trabalhou ou tem trabalhado duramente todos os dias. Não deixe que sua saúde vire um problema. Aproveite sua vida, com bem estar e energia.


#saude


19 visualizações

CLUBE DOS OFICIAIS

DA POLÍCIA MILITAR

 -DISTRITO FEDERAL -

ENDEREÇO / TELEFONE

Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1 lote 3 - 61 98625.3072

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo: 9h00 às 17h00

FALE CONOSCO