top of page
  • Foto do escritorCOPM-DF

Processo seletivo do Colégio Militar Tiradentes termina dia 12 de julho


O Colégio Militar Tiradentes integra o Sistema de Ensino Público do Distrito Federal, englobando o ensino fundamental (séries finais) e médio, com vistas ao atendimento prioritário dos dependentes dos Policiais Militares do Distrito Federal. A instituição oferece ensino de excelência e de forma gratuita, incentivando os alunos a desenvolverem a busca pelo estudo, a valorização da aprendizagem, a organização e a disciplina. Até o dia 12 de julho, o Colégio Militar Tiradentes abre as inscrições para o processo seletivo anual que vai selecionar os estudantes que vão ingressar na instituição ainda em 2021.


São 150 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 50 para cada série do ensino médio. Por ser um órgão assistencial e de apoio à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), as vagas são destinadas, prioritariamente, aos dependentes dos policiais militares da capital. A comunidade, em geral, também pode participar do processo seletivo para disputar 10% do total de vagas oferecidas.


“No momento, não conseguimos suprir a demanda de dependentes dos policiais militares do Distrito Federal que querem ingressar no colégio, mas consideramos importante trazer a comunidade também para dentro da instituição. Atualmente, são 983 alunos e 62 professores”, explica o coronel José Ítalo Soares, que comanda o Colégio Tiradentes.



Você pode conferir os editais diretamente no site do colégio:

Ou se preferir pode acessar os documentos listados abaixo:

Edital_6_ano
.pdf
Download PDF • 396KB
Edital_Ensino_Medio
.pdf
Download PDF • 389KB

Ensino de qualidade


“No resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que ocorre de dois em dois anos, o colégio ficou na terceira colocação em 2015, com nota. 6.1, segunda posição em 2017, com nota 7.0 , e primeiro lugar em 2019, com nota 7.1”.


O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados relativos ao fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, dois conceitos fundamentais para a conceituação da qualidade da educação. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


A Missão do Colégio Tiradentes não deixa dúvidas sobre o propósito da instituição: “promover o pleno desenvolvimento do cidadão, comprometido com os princípios da ética, da cidadania e do patriotismo, possibilitando-o responder aos desafios do mundo, bem como ser um indivíduo crítico e participativo nos processos de melhoria da sociedade”.

A disciplina está no topo dos princípios norteadores do colégio que inclui também hierarquia, patriotismo, cidadania, ética e respeito, entre outros itens. “Formamos cidadãos”, destaca o coronel José Ítalo Soares. “O sucesso do Colégio Tiradentes se baseia, principalmente, na união entre as famílias dos alunos e a própria instituição”, arremata.




30 visualizações
bottom of page